fbpx
Copa do Mundo: Como usar os jogos para atrair clientes?

Copa do Mundo: Como usar os jogos para atrair clientes?

No país do futebol a Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes. Estratégias de marketing podem fazer toda diferença.

Copa do Mundo: Como usar os jogos para atrair clientes? 1

Não é segredo para ninguém: o brasileiro ama futebol, o que faz da Copa do Mundo, um evento único para colocar sua empresa em evidência. Isso não significa que você precisará ser um patrocinador oficial, afinal de contas, esse investimento não é para qualquer um. Existem boas alternativas que podem te ajudar a aproveitar o momento, sem ser patrocinador e sem desrespeitar regras de marketing, é claro. É por isso que vamos começar entendendo quais são os limites para quem não é patrocinador e porque é importante respeitá-los.

 

Regras de Marketing para Copa do Mundo

A Copa do Mundo é um ativo intelectual da FIFA, dessa forma, as marcas registradas do evento são de uso exclusivo dos patrocinadores, como as seguintes palavras: Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018, Fifa, Copa do Mundo, Copa 2018, Rússia 2018. Você não poderá utilizá-las de maneira alguma em uma campanha nas redes sociais, seja ela orgânica ou patrocinada. Também não poderá espalhar cartazes com essas marcas pela sua empresa. Ambas ações podem gerar processos. Mas calma, é possível encontrar alternativas, como utilizar apenas a palavra “Copa”, por exemplo. 

O uso de algumas imagens também é proibido para quem não é patrocinador, como o emblema oficial da Copa do Mundo, o pôster oficial, mascote, troféu, tabela de jogos e identidade visual das competições. Todas essas imagens e palavras não podem ser utilizadas dentro de contextos de vendas, para gerar receita. Em relação aos produtos personalizados, só comercialize os oficiais. Fique atento ao seu fornecedor, garanta que ele é um patrocinador e pode usar as marcas registradas. Caso contrário, mesmo que sua empresa não tenha produzido o produto, poderá ser penalizado por estar vendendo um item falsificado.

 A Seleção Brasileira e todas as suas marcas registradas não pertencem à Fifa, e sim à  CBF. Se você não for patrocinador, poderá usar apenas a palavra “seleção”. “Seleção brasileira” é proibido, assim como usar o emblema do Brasil, da CBF e de seus patrocinadores. Essas regras parecem restringir muito as opções da sua empresa, não é mesmo? Mas é possível buscar alternativas criativas. A seguir algumas ideias pra você buscar inspiração.

Copa do Mundo: Como usar os jogos para atrair clientes? 2

1 – Promoções para Copa do Mundo

A gente já sabe que brasileiro para tudo pra assistir os jogos, esse momento será crucial para suas vendas. Se você tem um bar ou restaurante, crie alternativas para que os clientes possam se reunir no seu estabelecimento e ofereça promoções especiais para o dia dos jogos, como servir cerveja em dobro. Seja criativo, conceda descontos por gols marcados pela seleção, utilize os números das camisas dos jogadores, crie um “bolão” – quem acertar o resultado do jogo ganhará um brinde. Enfim, dá pra criar muita coisa bacana em dia de jogo, aproveite o momento!

 

2 – Temática verde e amarelo

Aderir a temática verde amarelo é essencial, sua empresa mostrará que faz parte da massa, afinal em dia de jogo, somos todos um, torcendo pelo Brasil. Decore seu espaço com carinho para que os clientes se sintam em casa. É importante lembrar que, assim como você, seu concorrente também vai entrar no clima, por isso, pense fora da caixinha e faça diferente para atrair mais pessoas.

 

3 – Produtos Personalizados da Copa do Mundo

Oferecer produtos específicos para Copa do Mundo é quase item obrigatório. As pessoas adoram exibir seu amor pela Seleção e para isso, consomem sem medo os itens personalizados que vão desde canecas e copos, até roupas e acessórios. Não esqueça das regras, só comercialize produtos licenciados.  

4 – Redes Sociais

Divulgue todas as ações que você desenvolver durante a Copa do Mundo nas redes sociais da sua empresa. Esse momento gera muito engajamento por parte dos clientes, aproveite para criar uma comunicação informal, tornando mais íntimo, seu relacionamento com o público.   

A
Copa do Mundo está chegando, não perca a oportunidade de atrair clientes nesse período. Não esqueça que
esse grande evento dura apenas trinta dias, em julho tudo voltará ao normal, sua
empresa terá que oferecer o melhor produto ou serviço para conquistar o cliente e, garantir que ele voltará depois dos jogos. Ficou com dúvidas? Entre em contato com a gente! Ou veja outras dicas de marketing.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Powered by